04/12/2012

Quanto rodam os surfistas nos aéreos?

"É uma das discussões mais interessantes sobre o surf acima do lip e uma que tem gerado alguma polémica: quantos graus têm as rotações nos aéreos? Um aéreo reverse, é um 360 ou um 540? Conta-se os graus quando o surfista só roda o nose de volta para a praia já na água ou só se conta a rotação que é feita no ar? Afinal, quanto é que andam a rodas os surfistas do Mundo inteiro?!

Alguns especialistas surfistas dizem que um "simples" aéreo reverse, cuja rotação é toda feita no ar, tem apenas 360º, o que faz sentido, visto que é isso que o vemos rodar. Contudo, Sal Masakela, comentador online e especialista em desportos de acção, é um forte defensor de que este tipo de aéreo corresponde na verdade a uma rotação de 540º e foi assim que ele identificou o aéreo ali em cima (o do Slater!). Afinal, quem tem razão é a pergunta que se põe.

Pois bem, esta questão pode ter chegado, finalmente, ao fim, com a explicação do snowboarder Todd Richards, um dos melhores snowboarders norte-americanos de sempre e apresentador do AWSM no canal Alli do Youtube. AWSM dedica-se aos desportos de acção e às suas questões envolventes e, recentemente, Richards, que também skata e faz surf, abordou esta questão dos aéreos. Como ele diz e bem, os surfistas inspiraram-se no skate e snowboard para fazer as suas manobras aéreas pelo que só faz sentido que o nome delas seja transversal aos três desportos. É isso que acontece, por exemplo, com as formas de agarrar a prancha. Afinal, um aéreo de frontside em que a mão da frente (direita nos goofys, esquerda nos regulares) agarra o rail interior (mais perto da parede da onda) à frente dos dedos do pé da frente, é um aéreo slob nos três desportos. Sem dúvidas ou alterações. Contudo, já não é bem isso que acontece com as rotações e Richards mostra isso mesmo. Afinal, se um surfista descola de um sítio, roda no ar e não aterra virado para o mesmo lado, não pode ter feito uma mera rotação circular (360ª), certo?

Confuso? O Todd ajuda-te, a partir do minuto 8:35 do vídeo em baixo."

Tirado da SURFPortugal.

Sem comentários: