15/06/2011

Surfline Power Rankings pós Billabong Rio Pro

Eu costumo publicar isto aqui mas, por algum motivo (trabalho, faculdade, falta de surf?), esqueci-me. Agradeço ao TG que comentou o post em baixo e me lembrou de postar isto.
A minha opinião é que o Derek Rielly, um dos donos da Stab Mag, está a fazer no Surfline aquilo que gostava de fazer naquela revista australiana, polémica barata e injustificada. Prova disso é o que escreveu sobre o Tiago Pires: "Is Tiago Pires really rated ninth in the world? Twenty-one places above Julian Wilson and 12 above Dusty Payne? Are we on Planet Earth? Is this meant to be a lesson for every child who ever dreamed a dream so fantastic only he and his mother could take it seriously?"

Vejam o que diz Rielly, no link que se segue: http://www.surfline.com/surf-news/pow3r-rank1ngs-billabong-rio-pro_56494/

21 comentários:

Anónimo disse...

Esta maluco...se o Saca esta no final do ranking, dizem que é onde deve estar mas que tem potencial para estar la por cima.Se esta no topo dizem isto, alguem entende?!?!?

Anónimo disse...

Polemica barata e injustificada ?

O cara falou a verdade , nao dah pra comparar o surf do Tiago Pires com o do Julian Wilson e Dusty Payne.

O estilo do Tiago eh horrivel . Ele parece um anao surfado. E aqueles bracos balancando o tempo todo ? Argh !

Nao sei como ele ainda consegue se manter no WT.

Eh patetico ver o Saca surfar.

Marcelo Bolao

TG disse...

Depois de hoje mais uma vez desiludir todos os portugueses, a mim não porque nunca deposito grandes esperanças no surf do Tiago pires, ainda querem fazer a comparação?

E como é possível que vocês na transmissão em directo sejam tendenciosos ao ponto de dizer que o saca merece estar no top 3 mundial que é la o seu lugar?

só tenho uma palavra ridículo. Quando o surf dele deixar de ser monótono e chato ai serei o primeiro a vir dizer que estou errado, até lá continuo a achar que o o Tiago está um pouco sobrevalorizado em portugal, pelos portugueses

Henrique disse...

Polemica barata e rídicula sim.

Certamente o saca não tem talento e a progressao que Julian tem...

Mas o cara só é top 10 por ter inteligencia e dedicação. Na moral olha os cornos do Julian não deve nem saber fazer uma conta. Até agora surfou ridiculamente nas baterias, isso tem um nome burrice e despreparo.


Derek é esperto, o objetivo de sua análise é a pura audiência. Afinal é disto que ele paga suas contas.

A stab é podre.

Coner coffin fez um video na indonésia, uma onda decente e só. Todo mundo lambeu as bolas.

Veja a matéria do surfline sobre Dane reynolds: ´´Por favor dane, retorneeeee,,,,´´´

fala sério meu irmão, chupa logo o cara, quanta babaquice.
E olha que DR é ralmente meu surfista favorito nos vídeos.

Se quiser se salvar faça como eu, ignora essas babaquices, compra uma dumpster dive e vai surfar fingindo que é o DR.

Gosto de imaginar que surfo parecido, mas estou cagando se ele vence, se ele é azul, se ele enfia o dedo no proprio rabo e se rasga. Por mim, enquanto ele continuar produzindo videos para puxar a performance da galera quero que tudo se xploda.

Pedro Quadros disse...

Olá, nem vale a pena discutir se o Tiago deve estar ou não no Tour - ele está lá porque tem resultados para isso. E sem máquina promocional, nem pressões de patrocinadores ou dos Media.

De facto, o surf do Tiago não cumpre todos os critérios do progressismo tal como os Media nos impõem, ie não cumpre á risca as manobras que no momento estão na moda. Mas não tem de fazê-lo ! Ele é forte num estilo de surf, que tem sido e será sempre intemporal e essncial ao Surf : power e tubos.

Old School ! So What !! Vai-se sacrificar o estilo individual para se render á ditadura da uniformidade ? Quem quer fazer e ver piruetas pode fazê-lo, mas nunca proibindo o power.

Power Rules !

Anónimo disse...

Marcelo, deves partir a loiça toda na agua a surfar, pela tua conversa deves surfar melhor que o saca!
Entao nao estas no WT? nao percebo.
Queres falar de estilos feios e que se aguentam no WT? tenho duas palavras para ti: PEterson Rosa. Detestava o estilo dele, mas que ele tinha power e garra la isso tinha! ao menos sei respeitar, tu nem isso so sabes criticar.
aqui nao ha avaliacoes subjectivas, ele esta em NONO ouviste? NONO e nem TU nem o gajo dos power rankings retiram isso entendes? contra factos nao ha argumentos, e nao apresentaste 1 !

força saca!

Anónimo disse...

Pro GAJO ai de cima.
Nao eh a toa que fazem piada de portugues no brasil. O povo burro da porra.
Quer dizer que pra eu falar mal do SACA eu tenho que surfar melhor que ele ?

De onde vc tirou esse raciocinio ?

O Pinga, tecnico do Adriano de Souza, surfa melhor que ele ?

O Paulo Kid, tecnico do Alejo , surfa melhor que ele ?


O Larry Passos, tecnico do Gustavo Kuerten , jogava tenis mehor que ele ?


Nao precisa entender muito de surfe pra saber que o Tiago Pires esta ultrapassado e com os dias contados no WT.

Marcelo Bolao

Anónimo disse...

Surfam melhor que ele entao deviam estar no WCt!
Tanta raiva contra ele! incrivel! parabens!

Sabes que mais?é exactamente por causa de gajos como tu que ele ainda la esta e vai ficar mais uns anos!
podes ter a certeza!

Ele alimenta-se dessas criticas para ganhar mais garra para cumprir o seu sonho.

Podes ir ao hawaii e ver como ele é respeitado la, nao precisa do teu respeito para nada pois nao tens mais nada que fazer senao vir para blogues de portugas que tanto criticas, devias gastar o teu tempo em coisas entao que gostes, como as mulheres que tens no teu país! essas sim merecem o meu respeito!

Se queres vir para este blogue insultar nao venhas!

Um abraço para ti e espero que consigas evoluir na vida para uma pessoa mais "tranquila" e menos raivosa, vai beber agua de coco no paraiso que supostamente é tudo "tranquilo"!

Henrique Vasquez disse...

marcelo bolao um tremendo z'e man'e

Anónimo disse...

"Nao eh a toa que fazem piada de portugues no brasil. O povo burro da porra." -> Acho que depois disto mereceste a desconsideração por qualquer comentário que faças. Para impormos e valorizarmos a nossa opinião não temos que insultar ninguém. Os insultos apenas mancham uma opinião, apresenta argumentos construtivos talvez te safes melhor. Acredita que o respeito pelo outro é um dos pilares de qualquer boa critica É pena que tenha que ser alguém do "povo burro" é ensinar-te o que qualquer miúdo em Portugal sabe desde de pequeno.

Diogo

Anónimo disse...

Eu venho sempre nesse blog porque eh um excelente blog.
O tal do Diogo entende muito de surf.
Unico problema dele eh que ele acha que o Tiago Pires eh um bom surfista.
Tiago Pires jah era.
Vai ser do WT logo mais.

Ja' percebi tambem que o Diogo nao gosta muito dos surfistas brasileiros.

Ele soh nao critica mais os surfistas brasileiros porque ele tem muitos leitores brasileiros e nao quer queimar o filme com eles.


Os brasileiros estao ganhando tudo e o Diogo ignora isso de proposito.


Eu nao tenho rabo preso , por isso falo o que quero.

Portugues nao gosta de brasileiro e brasileiro nao gosta de Portugues.

Portugueses tem inveja de brasileiros.


Ouvi dizer que tem uns Portuga gente boa. Nunca vi , mas se tao dizendo , talvez haja.

Marcelo Bolao

Anónimo disse...

Sempre que vou a Portugal sou tratado como um filho por todos os Portugueses que encontro...

Nós brasileiros estamos nos tornando como os Franceses, temos nossos hábitos próprios, nos achamos melhores do jeito que somos e no fim das contas ficamos mal vistos e incompreendidos....

Porra Miguel pupo entra na água contra Julian Wilson e já cantamos vitória antes da hora....

Portugal finalmente tem um bom surfista top wt, e eh totalmente natural que os portugueses sejam vibroes do saca. Faz parte do processo de amadurecimento.

O brasileiro é muito mais barulhento por muito menos.....

Nos sim somos os mais recalcados... sempre roubados, pobres de nós....

Temos que aprender muito com os americanos filhos da puta...

Anónimo disse...

Caro Marcelo Bolão,

Cuidado com as generalizações que só te prejudicam. Por exemplo, só por não saberes escrever direito e não conseguires argumentar não vou dizer que os brasileiros são todos ignorantes e analfabetos. Não, neste caso apenas te identifico nesse campo e continuo a respeitar todos os brasileiros pelas suas conquistas, pela sua garra e também pelas suas limitações - que todos terão.

Claro que cada um tem direito à sua opinião. Mas a questão no Power rankings é que uma opinião pública da imprensa profissional deveria ser pertinente e fundamentada. No teu caso, és livre de não gostar do estilo do Saca - que reconheço não ser das suas principais qualidades. Mas decerto que esse requisito já não te incomoda no Adriano de Souza, no Jadson e até no Slater, que não é propriamente um mestre do estilo. Há muitos desportos e actividades em que o trabalho, a dedicação e a humildade superam em muito a genialidade. E se o Saca chegou lá a cima foi por mérito próprio, contra muitas adversidades. Como são estes textos do Derek Rielly, que só sabe dizer como são simpáticos os seus amigos ou conterrâneos, e como tudo o resto é inútil.

Até acho que cada crítico pode ter o seu ponto de vista em artigos opinativos. Mas, o sr. Rielly usa o ponto de vista que mais lhe convém conforme o surfista em causa. Ora, isto pura e simplesmente é mau jornalismo. E virem aqui dizer que ele está certo só porque desta vez acertou nos vossos gostos não é apenas burrice, é muito mais.
Boas Ondas

Nuno Lacerda

Pedro Quadros disse...

Olá, um pouco de polémica é sempre interessante e salutar, desde que não hajam insultos... Isso de portugueses vs brasileiros é ridículo !! Ainda por cima no Surf.

O Brasil tem uma história de surf muito mais rica do que Portugal, o que é natural. E mais ! Os surfistas brasileiros têm influenciado muitissimo o Surf em Portugal : basta ver a quantidade de surfistas portugueses que aprenderam a surfar no Brasil nas décadas de 70/80, ou a influência de surfistas como o Almir Salazar na década de 90.

O Tiago é uma das faces de um importante movimento no Surf contemporâneo - a emergência da Europa como potência do Surf mundial. É possivel que com esta nova geração de surfistas, o Brasil vá ter por fim um campeão mundial. E pode também acontecer que no futuro haja um campeão do mundo europeu.

Aloha

Anónimo disse...

Olá a todos,

Continuando a linha de pensamento do Pedro Quadros é também importante dizer que a população do Brasil é muito superior à de Portugal. Em termos relativos, provavelmente Portugal tem mais resultados que o Brasil. Basta Pensar que a população do Rio de Janeiro é semelhante a toda a população de Portugal.
Por outro lado, a costa portuguesa terá melhores ondas que a costa brasileira, mas as condições naturais do Brasil são muito mais favoráveis. Boas temperaturas de ambiente e boas temperaturas de água. Ou seja, a questão é sempre relativa. Portugal precisa ainda de muito desenvolvimento no surf, mas o Brasil também.
Pessoalmente gosto muito de ver o Saca a surfar. Não tem muito estilo, mas dá-lhe sempre com força, é guerreiro e muito corajoso. Muitos dos brasileiros também tem essas características que eu aprecio muito.
Quando vou surfar vejo muitos miúdos a voar e a mandar 360º, airs. Mas quando o mar está realmente grande, só vejo lá uma dezena de atletas! Isso para mim é que mostra o verdadeiro surfista a desafiar o mar...E nisso o Kelly Slater é imbatível. Tanto manda altos voos como altos tubos em mar muito perigoso.
Eu continuo a achar que o power surf está cá para ficar. O surf mais progressivo é muito bonito mas mais para ondas pequenas ou condições fracas. Enquanto houverem no WCT sitios como Bells, J-Bay, Tehaupoo, Pipeline, acredito que power surfers vão sobreviver.
Abraços e boas surfadas....

Anónimo disse...

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela bola fora do meu conterrâneo Marcelo. Alimentar preconceitos nunca reolveu nada nesse mundo. Acredito que a maioria dos brasileiros torce pelo Tiago Pires, e que a recíproca é verdadeira em relação aos nossos atletas.

Tiago Pires merece estar onde está. Lutou muito pra chegar aonde chegou e merece o respeito de todos. Porém, é verdade que Saca teve poucos momentos de brilho no tour, como a virada histórica em cima do Kelly na Indonésia. Sempre aguardei uma bela apresentação dele em J-Bay, mas que nunca aconteceu. É tarde para se reinventar e aprender a voar, por isso, creio eu, que lhe será preciso disputar todos os eventos Prime pra se manter nos top 32.

Portugal tem as melhores ondas da Europa, além do fato de estar próximo à costa africana. Por que esta lacuna abismal entre Tiago e Vasco Ribeiro? É inadmissível que o site da Surf Portugal, que se autoproclama a Bíblia do surfe português, não tenha uma matéria se quer sobre o evento de Ericeira, finalizado ontem. Sem mídia, não há investimento para finaciar atletas.

Diogo, parabéns pelo blog. Poste com mais frequência, se possível. Abraços a todos.

André-SP

Anónimo disse...

Ai Portugas

Eu pensei que nao nao tinha nada de bom vindo de Portugal.

Eu estava enganado.

Em algum video do Campeonato de Portugal eu ouvi uma banda chamada FITA-COLA.

Estou ouvindo varias musicas dessa banda no YOUTUBE e estou gostando muito.


Sera' que voces poderiam me dar dicas de umas bandas portuguesas.

Nao entendo metade das letras mas o som eh bom!

valeu ai portugas.

Marcelo Bolao

Anónimo disse...

Procura Tara Perdida, é a referência dos fita-cola.

Anónimo disse...

Ouve mas é "Censurados" ou "Mata-ratos"

Anónimo disse...

´´Mas a questão no Power rankings é que uma opinião pública da imprensa profissional deveria ser pertinente e fundamentada´´

Nuno, realmente acreditas nisso...

Anónimo disse...

obrigado pelas dicas de bandas.

abs

Marcelo Bolao