02/05/2011

TMN Pro no Porto (carago!) parte 2

Tenho algumas coisas a dizer sobre este campeonato. Vamos a isso? Vamos pois.

- o nível de surf subiu e muito. E faltaram alguns dos principais nomes do circuito, como o Frederico "Kikas" Morais, o David Luís, Nuno Silva e o João Antunes. Logo desde o round 2 (oitavos de final), acontecem alguns heats interessantes e com nível, com potencial para "upsets" - que foi o que aconteceu com a derrota do Campeão Nacional de 2009, João Guedes. Não deixa de ser interessante, também, salientar o atrevimento (positivo) de alguns jovens atletas (e quando digo jovens, é dos 15 anos para baixo), em entrar nesta etapa Open e chegar longe - o João Kopke, 15 anos, chegou às meias.

- Webcast em todas as etapas da Liga MEO Prosurf! Em todas as 6 etapas! E a dar no MEO, na televisão! No nosso circuito nacional! Há etapas ASP de grau alto que nem isso têm! É certo que o webcast teve alguns variados problemas mas daqui para a frente é sempre a melhorar. (E foi para mim uma honra ser convidado para me juntar ao webcast da Liga para todas as outras etapas!).

- Estrutura. Só quem lá esteve pode dizer quão boa era...e era mesmo muito boa. Quase ao nível da etapa do WT em Peniche. Ah pois.

- Grande campeonato por parte do Nicolau Von Rupp que claramente estava com a estrelinha de vencedor desde o ínicio, conseguindo neste TMN Pro a vitória, a melhor onda masculina e o melhor score combinado masculino. A isto é que se chama domínio. Nic que me confessou: "F***sse, não ganhava nada há tanto tempo, estou mesmo contente!". A Carina, vencedora feminina, manteve-se discreta nas primeiras rondas e explodiu na final com algum do melhor surf feminino que já se viu aqui em Portugal. Justin Mujica, surfista que ficou em 2º lugar, continua a provar, aos trinta e poucos anos, que é um dos melhores surfistas europeus e que com um pouco mais de dedicação no início da sua carreira podia ter chegado longe - e ainda pode lá chegar.

- Pena as ondas não terem colaborado em todas as baterias e que tenha estado mau tempo durante uma boa parte da competição.

Na minha opinião, um campeonato bem sucedido.

Sem comentários: