04/12/2010

Tyler Wright vence o O'Neill Women's World Cup! - alinhamento do WWT para 2011 definido!


Segui com atenção a etapa do WWT em Sunset e confesso que pensei desde o início que ou seria Carissa Moore ou a "mana" do Owen que ia levar para casa esta etapa, como wildcard. Foi a última. Ela estava em grande e bonita sincronia com Kammies/Vals/Sunset Point, a mandar mais água que as suas adversárias e com uma confiança letal e implacável. Para o ano, todos os olhos devem recair na Tyler mas uma coisa é certa...em 2011, o WWT vai ser do caraças. E como é que eu sei isto? Bom, porque a ASP já oficializou, através de um press release no seu site, quem se qualificou, quem se requalificou e quem garantiu a presença na principal competição feminina. Temos, novamente, um alinhamento extremamente jovem, com destaque para a super-teenager Tyler Wright de apenas 16 anos. No outro lado da balança das idades, a experiente surfista brasileira Jacqueline Silva. A primeira qualificou-se pela primeira vez este ano, a segunda requalificou-se. Ainda nas chegadas via WQS, temos o regresso da "gatíssima" Alana Blanchard, a qualificação das ex-campeãs do Mundo Júnior, Pauline Ado e Laura Enever, a qualificação da americana Courtney Conlogue. O resto das senhoras do WWT, é o top 10 deste ano de 2010. Assim (e simplificando..), vamos ter no WWT em 2011:

1 – Stephanie Gilmore (AUS)
2 - Sally Fitzgibbons (AUS)
3 - Carissa Moore (HAW)
4 - Silvana Lima (BRA)
5 – Sofia Mulanovich (PER)
6 – Chelsea Hedges (AUS)
7 – Coco Ho (HAW)
8 – Melanie Bartels (HAW)
9 - Paige Hareb (NZL)
10 - Rebecca Woods (AUS)
11 - Laura Enever (AUS)
12 - Tyler Wright (AUS)
13 – Courtney Conlogue (USA)
14 - Jacqueline Silva (BRA)
15 – Pauline Ado (FRA)
16 - Alana Blanchard (HAW)
17 – Injury Wildcard, ainda por determinar (mas quase de certeza que será para a australiana Jessi Miley Dyer na medida em que mesmo tendo igual número de faltas por lesão que Amee Donohoe, terminou, no ranking, acima desta. Para além disto, ela é a representante das surfistas junto da ASP).

O ano de 2010 no WWT terminou com o seguinte ranking:
1 – Stephanie Gilmore (AUS)
2 – Sally Fitzgibbons (AUS)
3 – Carissa Moore (HAW)
4 – Silvana Lima (BRA)
5 – Sofia Mulanovich (PER)
6 – Chelsea Hedges (AUS)
7 – Coco Ho (HAW)
8 – Melanie Bartels (HAW)
9 – Paige Hareb (NZL)
10 – Rebecca Woods (AUS)
11- Claire Bevilacqua (AUS)
12 – Lee Ann Curren (FRA)
13 – Rosanne Hodge (ZAF)
14 – Jessi Miley-Dyer (AUS)
15 – Bruna Schmitz (BRA)
15 – Amee Donohoe (AUS)
15 – Nikita Robb (ZAF)

Para a época das meninas da ASP terminar por 2010, só falta apurar a vencedora da Vans Triple Crown of Surfing, através de um heat que vai ser disputado em Pipeline entre as quatro principais candidatas à vitória final na VTCS. O heat, chamado Vans Duel For The Jewel, será disputado, em princípio, antes da final do Billabong Pipemasters e contará, então, com a presença de Stephanie Gilmore, Tyler Wright, Alana Blanchard e Sally Fitzgibbons.

Sem comentários: