10/08/2010

Formato dos eventos do "Novo" ASP World Title REVELADO (e traduzido por mim)

É verdade meus caros. Como sabem, após a cada vez mais próxima etapa do ASP World Title em Teahupoo, o Tour vai mudar: 12 surfistas vão sair do Tour, ficando este doravante reduzido a 32(+4) surfistas.

Uma das questões que pairava, era o formato em que os eventos irão decorrer. Uma vez que o número de surfistas é diminuído, não fazia sentido continuar com um formato que tantas queixas originava da parte dos surfistas do Tour.

Ora, hoje, a ASL, publicou uma notícia no seu site referindo-se a este mesmo assunto, com informações da ASP e, nomeadamente, do ASP Tour Manager, Renato Hickel.

Assim, aqui vos deixo o link para a notícia da ASL. O essencial desta notícia, ou seja, a forma como os eventos do ASP World Title masculino irão decorrer no futuro, fica aqui em baixo, traduzida da notícia.

"Os eventos irão começar com três rounds:

Em primeiro lugar, acontecerão 12 heats de três surfistas cada. O surfista que terminar em primeiro lugar no heat deste round 1, avança para o round 3. Os surfistas que terminarem em segundo e terceiro lugar, avançam para o round 2 no qual decorrerão doze heats de dois surfistas cada (man-on-man), a eliminar do evento o surfista que perder o heat. Os vencedores dos heats do round 2, encontrar-se-ão com os vencedores dos heats do round 1 em mais doze heats man-on-man.

No final do round 3, terão acontecido trinta e seis heats e só restarão doze surfistas no evento.

Estes doze surfistas vão para a fase final do evento, que decorrerá (quase) como um novo evento que se traduzirá em quinze heats e 5 rounds.

Em primeiro lugar, acontecem quatro heats de três surfistas cada. Os surfistas que terminarem em primeiro lugar neste heats avançam para os quartos de final. Os surfistas que terminarem em segundo e terceiro lugar avançam para um round de quatro heats man-on-man a eliminar o derrotado. Os vencedores deste round avançam para os quartos de final onde irão encontrar os surfistas que ganharam o seu heat nesta fase do evento. A partir daí, os eventos decorrerão normalmente, passando dos quartos de final para as semi-finais e destas para a final.

Neste compactada fase final, um surfista que é empurrado para o round 2, terá que surfar cinco heats para vencer o evento. Então, os surfistas que não perderem nenhum dos rounds de três surfistas (nem ganharem) serão obrigados a surfar oito heats de forma a vencerem o evento.

*O ASP World Title feminino será simplificado em 2011, seguindo regras similares às do ASP World Title masculino (...).

2 comentários:

Henrique disse...

Po bacana. Desde que anunciaram que seria 36 surfistas fiquei imaginando que para fechar a conta, teria que ter dois rounds com 3 surfistas na bateria. Mas não pensei que tomaria essa forma.

Achava melhor quando chegar aos 12 ir direto à 8, sem repescagem (igual ao round of 24 do qs)

Encontri um errinho na sua explicação:

´´Os surfistas que terminarem em segundo e terceiro lugar, avançam para o round 2 no qual decorrerão quatro heats
(seriam doze)
de dois surfistas cada (man-on-man)´´

Second and third go to a second round of 12 one-on-one knockout heats. Winners from round two then meet the winners from round one in 12 more one-on-one heats – that’s round three.

Diogo Alpendre disse...

Henrique, parece que vamos ter um Tour emocionante, não concordas? Pelo menos diferente vai ser e não sei se isso não é uma coisa boa!

Obrigado pela correcção, já está corrigido!

Grande abraço

Diogo aqui do blog