13/04/2010

Para além da prática #1 - Ricardo Nascimento, fotógrafo.

Para o primeiro "para além da prática", temos o Ricardo Nascimento. Meu colega de escola há uns anos, só no passado ano de 2009 descobri que tirava fotografias de surf e, ainda para mais, boas fotografias (pelo menos na minha opinião). Quando comecei a "investigar" o seu trabalho, o Ricardo deu-me o endereço do seu site, besugoonline.com, onde me cruzei com coisas tão díspares como fotografias do WCT em Peniche e um vídeo de como se faz uma alaia para bodyboard - vídeo esse feito por ele.
Tive a oportunidade de fazer uma curta entrevista ao Ricardo e, portanto, aqui a deixo, cruzada com algumas fotografias tiradas por ele duranto o Rip Curl Pro Search Peniche 2009.

1- Antes de mais nada, porquê fotografar? Foi algo que sempre quiseste ou foi uma coisa que só apareceu com a idade que agora tens (19 anos)?
Sempre gostei de fotografia, ter a habilidade de congelar uma imagem é qualquer coisa . Foi no ano passado, tive o tal 'click' que me despertou para este mundo.


2- Onde queres chegar como fotógrafo? Queres ser fotografo profissional?
Essencialmente procuro tirar a melhor foto que conseguir. Ter a profissão de fotógrafo profissional não é o meu objectivo.


3- O que gostas mais de fotografar? Porquê?
Desportos de acção! Principalmente surf e bodyboard, por ser praticante e por podermos tirar a fotografia perfeita mas temos uma fracção de segundo para o fazer.


4- Para ti, o que faz uma boa fotografia?
Originalidade. 
5- Ainda não és um profissional do meio mas já tens um suporte online - o teu site - muito completo e a mostrar as tuas ambições. Como vês a relação entre a Internet e a fotografia?
Se um fotógrafo quer divulgar o seu trabalho a internet é essencial. Só uma fracção das fotos tiradas é que vão parar a revistas, com a internet pode-se mostrar aquelas que não vão e que vale a pena serem vistas.


6- Sabe-se que em Portugal (e no Mundo?), singrar como fotógrafo não é fácil e não é uma profissão bem paga. Não tens receio disso?
Não tenho medo nenhum. Não desejo ser fotógrafo profissional porque para mim a fotografia é uma paixão, não um emprego. Fico-me bem pelo título de amador.


7- Que projectos tens a curto, médio e longo prazo?
A curto prazo quero arranjar uma caixa estanque para tirar umas fotos dentro de água e já estou em vias de experimentar a caixa para encomendar uma. A médio prazo queria tentar publicar numa revista de Surf/Bodyboard uma foto tirada por mim e a longo prazo quero simplesmente continuar a gostar tanto de fotografar como gosto agora.


8- Por onde fotografas mais?
Carcavelos, Praia Grande, Peniche, e onde souber que vão dar umas ondas.


Saibam mais sobre o Ricardo em besugoonline.com e, já agora, uma foto do "Besugo".











Legenda das fotografias:
1- Mick Fanning no Lagido
2- Dane Reynolds nos Supertubos
3- Taylor Knox nos Supertubos
4- Kai Otton nos Supertubos
5- Kelly Slater nos Supertubos
6- Tom Whitaker nos Supertubos
7- o Besugo

4 comentários:

Besugo disse...

Obrigado pela divulgação meu !
É sempre bom ter o nosso trabalho exposto à comunidade .

Abraço

www.maresdomar.webnode.com disse...

Gostei das fotos e da entrevista... BOAS ONDAS :)

Diogo Alpendre disse...

É um prazer Ricardo!

Obrigado Nuno! Há muito que não te via por cá, perdeste-te nalgum lineup?

Diogo aqui do blog

www.maresdomar.webnode.com disse...

Borthezito isto anda meio louco, mas já sabes que vou sempre passando por aqui (posso é na fazer comments), tive que "refazer" aquela board partida (e bomba pa car"#$) estou a fazer uma mova abordagem ao material :) BOAS ONDAS