02/01/2010

Billabong World Junior Championships

Como já devem saber, está aí a começar o primeiro grande evento da ASP de 2010. Falo dos Billabong World Junior Championships que começam dia 9 de Janeiro em Noth Narrabeen, na Austrália e que, em princípio, serão a primeira etapa do circuito WJC, cujo final vencedor e vencedora, será quem reunir mais pontos no final de todas as etapas do circuito, estando, para já, apenas duas calendarizadas, esta na Austrália e uma outra em Bali, no início do mês de  Outubro.
Este é um evento muito prestigiante de se ganhar, aliás, em termos júniores é o mais prestigiante de se ganhar, e alguns dos vencedores deste evento foram surfistas como Andy Irons, Joel Parkinson, Adriano de Souza e Kekoa Bacalso, e, nas meninas, Jessi Miley Dyer, Sally Fitzgibbong e Pauline Ado. (sobre os vencedores brasileiros deste evento, ler isto)

Como também já devem saber, a prova masculina deste evento vai contar com dois representantes lusos, nomeadamente o Frederico "Kikas" Morais e o luso-alemão Nicolau Von Rupp. Para Kikas, é a primeira vez a competir na Austrália e neste evento em particular. Para Nicolau, é a 2ª vez, visto que o local da Praia Grande, em 2007 surfou neste mesmo evento e onde conseguiu um significativo 5º lugar.
Todos torcemos para que os "nossos" júniores alcancem um bom resultado mas tal feito vai ser uma tarefa hercúlea graças ao calibre da concorrência. Não deixa de ser um excelente teste para os "nossos" jovens surfistas". Alguns dos Nomes (com N grande) que se destacam entre o alinhamento deste evento, são:

- nos rapazes: Owen Wright, Jadson André, Joan Duru, Nat Young, Alejo Muniz, Clay Marzo, Sebastien Ziets, Marc Lacomare, Tonino Benson Garrett Parkes, Dean Bowen, Gabriel Medina, Dillon Perillo, Granger Larsen, Wiggolly Dantas, Sam Wrench e Cory Arrambide.

- nas raparigas: Laura Enever, Courtney Conlogue Bethany Hamilton, Sage Erickson, Malia Manuel e Tyler Wright.

(consultem o resto da lista, aqui

Afirmo, sem medo, que os vencedores vão estar entre estes dois grupos. Mas uma surpresa é sempre possível, lembremos-nos que o ano passado ganhou o "super darkhorse" havaiano Kai Barger.

O site do evento já está no ar, aqui e, também, no início da barra lateral do lado direito deste blogue.

Em baixo, Owen Wright animaliza num aéreo. Favorito mais favorito...não há! (ainda por cima depois de uma derrota precoce na sua ultima participação no evento..). Foto: Transworld Surf.
Em baixo, Laura Enever. O facto de ser local da praia onde se realiza a prova e a campeã pro junior australiana em título, fazem desta surfista a maior candidata ao título. O facto de ser "easy on the eyes", também ajuda..pelo menos a nós que temos o prazer de a ver surfar! Foto: Transworld Surf.

Sem comentários: