08/05/2009

Billabong Pro Teahupoo - Previsões

Bem, como tinha dito há umas semanas atrás, vou fazer previsões para os eventos do WT masculino. Como tal, aqui vão as do Billabong Pro Teahupoo :

Este é um dos eventos mais difíceis de advinhar/prever quem será o vencedor, destaques ou desilusões porque não só depende muito da inspiração de cada surfista, como também depende muito do mar. E ao ler isto vocês estão a pensar "Bom mas isso é assim em qualquer lugar". Sim, têm razão, mas há muito poucos sítios onde isto faz tanto sentido como em Teahupoo. Por exemplo, se o mar estiver excepcionalmente grande, não acredito numa vitória de um Parkinson ou de um Fanning. Nesse caso, acredito mais na vitória de um Andy Irons (que está de regresso aos eventos do WT, se bem como wildcard), do Slater (que a entubar em Teahupoo quase me faz chorar) ou de um goofy footer que esteja embalado, ou seja, Patacchia ou C.J. Hobgood. Caso o mar esteja estranhamente pequeno (esperemos que não), como aconteceu há uns anos, entram surfistas como Taj Burrow, Dane Reynolds, os Coolie Kids Parko e Fanno e os goofy-footers (que em mar mais pequeno têm maior facilildade em entubar enquanto o resto da malta anda a destruir lips) novamente na equação. Uma coisa muito importante a não esquecer é que Michel Bourez vai estar a surfar em casa, com tudo, TUDO, o que isso significa, pelo que, no meu entender, é um sério candidato à vitória em qualquer tipo de mar. Aliás, ele é candidato a uma vitória em grande. É sempre importante lembrar o papel dos wildcards, que neste evento serão Heiarii Williams (vencedor dos trials), Bruno Santos (que...errr...ganhou o ano passado com um banho de bola a tudo o que é atleta de WT...) e o Irons que é sempre o Irons, ou seja, um perigo em quaisquer ondas mas sobretudo neste tipo de onda. Outro surfista a ter em conta é Kieran Perrow. É bem sabido o seu apetite por ondas buracosas como Teahupoo para além da qualidade dos seus tubos e encaixes in-extremis.
Quanto ao "nosso" Saca, poderá dar-se o caso de procurar a vingança relativamente ao que se passou no ano passado e estando ele mentalemente forte (que tem tudo para estar), pode alcançar nesta terceira etapa do WT o seu primeiro bom resultado do ano (para além da vingança). A sua primeira prova de fogo será contra o Air Showman australiano, Josh Kerr. Está nas mãos do Saca a vitória (ou será nos pés?). Quanto ao Marlon, conta com a vantagem de surfar de frontside mas, por outro lado, é algo inexpriente naquela onda, sentimento que é comum ao seu adversário no round 1, o australiano, e também rookie, Drew Courtney, também ele inexpriente em Chopes (e ainda por cima de backside...GO MARLON !!).
Também há sempre aquelas surpresas, surfistas darkhorse que ganham momentum ao longo do evento e acabam a levar o caneco para casa (por exemplo o Ace Buchan em França o ano passado).

Portanto, estão a ver como é difícil prever o que quer que seja, não estão?

As minhas escolhas para este evento são, então, variadas mas posso resumir desta maneira : Dois surfistas que podem estar bem em qualquer tipo de mar em Teahupoo são o C.J. Hobgood (que está em 5º lugar nos ratings do WT e deve estar com vontade de se chegar mais lá acima) e o seu "maninho" Damien que não deve estar a gostar de estar tão longe do seu irmão nos ratings. Caso o mar dê para o grande, sem dúvida o Slater ou o A.I vão partir a loiça. Se estiver pequeno, ambos vão estar a borrifar-se e o Slater vai aparcer a surfar de 4'11 ou qualquer skate do género. Caso o mar esteja médio (o que será médio em Chopes?) acredito que o Parkinson também possa fazer algo.. Em mar pequeno, é impossível prever um vencedor.
A surpresa nada surpreendente, vai ser ou o Bourez ou o Saca (raio do patriotismo !!). Um resultado que vai surpreender vai ser o do Jordy, sem dúvida. Fanning vai desiludir bem como o Adriano De Souza.

Suponho que esteja a arriscar um pouco com estas previsões mas quem sabe, talvez acerte. O que acham ?

Em baixo, Heiarii Williams
Com a vitória nos trials do Billabong Pro Teahupoo, o local Heiarii Williams ganhou entrada no main event da prova do WT.
P.S. O que é engraçado é que se o Tiago Pires ganhar o seu heat do round 1, vai surfar contra o Slater no round 2. Creepy. Afinal isto está errado, obrigado ao Daniel pela correcção. Logo veremos quem será que vai defrontar o Tiago no round 2 porque sim, o Tiago vai passar..

15 comentários:

mares disse...

Posso concordar com quase tudo, menos com o descarte do "mineirinho" se o visses em Trestles saberias que não é de descartar assim, tá em altas.
BOAS ONDAS

Daniel disse...

O P.S. não me pareceu muito acertado.

O sistema tem a ver com o seeding, logo é preciso uma combinação certa de resultados para o Saca surfar com o Slater.

Por exemplo, na Indo o Saca surfou com o Slater porque daqueles que passaram ao round 3 era o que tinha o menor seeding, logo foi surfar com o que tinha maior.

Atenção ao Freddy P.

Abraço,

Daniel
http://www.flickr.com/photos/dmoreira/

Diogo Alpendre disse...

Boas meus caros !

Caro Mares, eu apenas descarto o mineirinho porque Teahupoo é uma onda de tubos grandes para a esquera, o que não é defifintivamente a especialidade do brasileiro.

Quanto à questão do seeding, penso que como eles vão surfar com o novo formato, o vencedor do "heat 30" que é o do Saca, defrontará o Slater, visto que este defronta o com o seeding "30". Mas ao escrever isto já caí num estado de confusão incrível. Logo veremos mas sendo assim, espero que o Saca tenha um adversário no round 2 mais acessível. Logo se verá.

Tal como disse no post, o Patacchia é um nome a ter muito em conta.

Obrigado e vao passando !

Abraço

Diogo aqui do blog.

Diogo Alpendre disse...

Mas obrigado pela correcção :)

João Leal disse...

Também acho que o Adriano não é para descartar.
Nota que ele está no top10 dos melhores resultados, em heats, de sempre da competição.
Acima de 19,5 pontos!
Por isso, julgo que é uma boa aposta.

Em relação ao "seeding", fiquei confuso com a tua previsão.
A meu ver, o Slater vai apanhar um dos wildcards (se os três passarem, como prevejo, no round 1). Sendo assim, tudo indica que será o Andy Irons (que terá seed 30 julgo eu).
Estarei errado?

Abraço

João Leal disse...

Ah!

E, já agora, não se esqueçam do Dean Morrison, exímio tuberider.

Apesar de ser australiano marca presença, no meu team, juantamente com o Kieren Perrow.

PS- as palavrinhas de verificação cada vez que um gajo escreve um comment são de partir a moca a rir!

Diogo Alpendre disse...

Pois, eu quanto ao seeding já estou absolutamente perdido.. mas parece-me que ou é como tu dizes João ou como o Daniel diz. O que eu disse, está totalmente errado.

Quanto ao Adriano, não sei não, não sei não...logo veremos..
Só não percebi uma coisa, nos melhores resultados de sempre? É natural que esteja, em mar pequeno ele é bastante bom a entubar mas põe-o ao lado do Slater, Andy, Kieran, Hobgoods, Dane e Jordy em mar grande. Terá resultados assim tão bons? Duvido.. mas admito perfeitamente que me engane.

Abraço

Diogo aqui do blog

P.S. São de facto bastante cómicas.

João Leal disse...

Ora topa lá:

http://www.blog.thegoodss.com/wp-content/uploads/2009/05/picture-51.png

Adriano de Souza é bom em qualquer onda!

Já agora, live coverage at 7:30am local time.
Ou seja, 18:30h aqui começa o Billabong Pro.

Diogo Alpendre disse...

Sim senhor, andas a fazer trabalho de pesquisa ! Só para me chatear a cabeça de certeza ! Estou a brincar.. Bom, agora falando a sério, de facto é um resultado surpreendente este do Adriano. Mas é preciso pensar em duas coisas :
primeiro, o ano passado começou com ondas boas de tamanho médio o que abre espaço para estes amigos se "revelarem". Segundo, foi no round 1, logo a pressão é menor e dá mais espaço para scores deste após se consguirem uns scores chamados "keepers".
De qualquer maneira, vou seguir atentamente o campeonato para ver se o Adriano se destaca como vocês esperam.. se não.. tenho eu razão haha !

Já sabem malta, como o João disse, a partir das 18h30m tudo no webcast! Começamos logo com um bom heat, Tim Reyes e o "europeu" Miky Picon.

Abraço

Diogo aqui do blog

João disse...

Curiosamente ainda não começou aparentemente.

Serão problemas da minha net?

Diogo Alpendre disse...

já começou... a chamada era uma coisa, começar era outra, suponho que foi isso que aconteceu..

Diogo aqui do blog

João Leal disse...

Eu não disse?

Numa chopes de m****, Dean Morrison já lhe deu com um 9!

Só espero é que não venha apanhar outro dos meus surfistas do fantasy no round 2.

Diogo Alpendre disse...

O problema do dean morrison é a consistência e garantir a moral nos rounds mais avançados.

Já agora, quem é que puseste na tua equipa?

A minha é : Kelly, andy, c.j, damien, fred, michel, bruno santos e o tiago.

E que tal criar uma Clubhouse aqui do blog ? Achas que a malta curtia?

Abraço

Diogo aqui do blog

João disse...

Estou na Portugal Riders...
Mas se conseguisses fazer uma à maneira com muita malta, eu alinhava.

Quanto ao Dean, tenho fé ;-)

Quanto à team tenho:
Kelly, Dean, Bruno Santos, Tiago
Kieren Perrow, CJ e Damien Hobgood
A ver vamos...

João disse...

E faltou o wildcard Heiarii Williams, que veio substituir o Andy à última hora.

Justamente por causa da minha suspeita do Andy apanhar o Kelly no round2.